quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bagagem para o Ensino Superior (25.03.2014)








Bagagem para o Ensino Superiror

O tema da Semana da Leitura das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gil Paes -"A biblioteca invisível"- apela para a importância das leituras que fazemos ao longo da vida e que vão sendo arrumadas nas prateleiras da nossa memória. Esta biblioteca, que se desenvolve em cada um de nós, tem uma importância enorme na nossa estruturação enquanto ser humano e no modo como nos relacionamos com os outros e com o mundo. Segundo nos confessa o imperador Adriano, em "As memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar, existem somente três meios para avaliar a existência humana: o estudo de nós próprios; a observação dos homens e os livros. Cada um destes meios apresenta vantagens, dificuldades e limitações, mas, apesar disso, Adriano conclui que, ainda que os livros não contenham a realidade "inteira", são absolutamente indispensáveis.

"O que é que eu devia ter lido?" - é a questão que um aluno pode colocar a si próprio quando ingressa no ensino superior e se confronta com um nível de maior exigência. Com o intuito de sensibilizar os nossos jovens, do 9º ano e do ensino secundário, para a importância de desenvolverem uma "bagagem cultural" que lhes permita tirar maior partido e obter maior sucesso no ensino superior, convidámos os professores Paula Costa, Fernando Coelho, Jorge Maia e Luís Queirós para conversarem acerca das suas experiências de leitura e partilharem connosco títulos de obras que lhes causaram um maior impacto. A lista de sugestões segue mais abaixo.


Jorge Sena - Sinais de Fogo
Knut Hamsun - Fome
Albert Camus - A Queda
Vassili Grossman - Tudo Passa
Primo Levi - Se Isto É Um Homem
Dino Buzzati - O Grande Retrato
Teolinda Gersão - A Cidade de Ulisses
Paul Auster - No País das Últimas Coisas
Sándor Marai - As Velas Ardem Até Ao Fim
W. G. Sebald - Austerlitz
Cormac McCharty - A Estrada

(Prof. Jorge Maia) Referência a obras [aqui]


Nota: este post irá sendo atualizado à medida que recebermos mais contributos.


Sem comentários:

Enviar um comentário