segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Projetos das BEs para 2017/2018

Agrupamento de Escolas Gil Paes
Bibliotecas Escolares
Propostas de atividades para 2017/2018

I - Projeto “Histórias & companhia”
Pré-escolar e 1º Ciclo
Histórias com muita ciência – Atividades que associam a leitura a atividades experimentais ligadas ao quotidiano. Já preparadas: “Vida de Sabonete” (pré-escolar); “O sonho da princesa Clarisse e o segredo do fermento (pré-escolar); “O tesouro do rio negro” (1º Ciclo/ Eletricidade)
Histórias com muita arte – Atividades que associam a leitura e experimentação artística. Já preparadas: “A casa da mosca fosca” e o “Cuquedo”, “Histórias com dobragem”.

Ao longo do ano, mediante marcação no início do ano pelo responsável pelos Centros Escolares/ docentes e educadores


II - Oficina de leitura e escrita criativa
3º ano, CEVSG
Oficina de leitura e escrita criativa - Pretende-se dinamizar atividades que promovam a escrita como uma atividade divertida e lúdica.

Entre outubro (semanalmente) e de novembro a fevereiro (quinzenalmente)


III - Projeto Sei Aprender
Atividades no âmbito da literacia da informação a desenvolver em OC, em colaboração com os DTs

5º Ano e 7º Ano – Conhecer a BE

Caça ao tesouro – início do 1º Período (3 aulas para o 5º ano na MF e 2 aulas para o 7º ano na ML)

Marcação no início do ano pelos DTs

6º Ano- Leitura e tratamento de texto informativo
Leitura e tratamento de texto informativo – Pretende-se que os alunos testem e aumentem a eficácia da sua leitura e a capacidade de comunicação do conhecimento.
·         Velocidade de leitura – teste (1 aula); exercícios de destreza visual com recurso a tablets (1 aula)
·         Técnicas de leitura (3 aulas)
·         Apresentação final e avaliação (2 aulas)


6º Ano- Motivação para a leitura de texto literário
Atividade de exploração de obras literárias (3 aulas)

A partir de novembro, mediante marcação no início do ano pelos DTs


7º Ano – Significados e Concurso de Significados
Significados – pretende-se que os alunos se consciencializem do valor do alargamento do seu vocabulário no âmbito curricular e da importância da compreensão dos conceitos na sua aprendizagem.
·         Levantamento de significados com recurso a tablets (2 aulas)
·         Concurso – prova de seleção e prova final (1/2 aula e 1 tempo letivo para realização da prova)

No 3º período


8º Ano – Modelo PLUS
Modelo PLUS – pretende-se que os alunos se apropriem de um modelo de tratamento de informação que os ajude a organizar o seu processo de estudo e a sistematizar a elaboração e comunicação de trabalhos de pesquisa (7 aulas)

A partir do Carnaval, mediante marcação pelos DTs no inicio do ano letivo


Ensino secundário – Guião de elaboração de trabalhos escritos
Pretende-se difundir, junto dos alunos, um guião de elaboração de trabalhos escritos, de acordo com a APA e as normas do AEGP (1 ou 2 aulas).

Ao longo do ano, mediante marcação no início do ano pelo professor interessado 

Sem comentários:

Enviar um comentário