quinta-feira, 19 de março de 2015

David Machado na ESML (Semana da leitura: 16 de março)

David Machado é um escritor jovem, com um número considerável de títulos publicados, destinados ao público infantil e às restantes faixas etárias.

Ao longo da sua conversa com os alunos do ensino secundário da ESML e da Escola Profissional, que incidiu sobretudo sobre as obras "Índice médio de felicidade" e "Deixem falar as pedras", o escritor foi revelando o seu processo de escrita. O ponto de partida consistirá em questões que, a dado momento, pretenda explorar. Se Daniel, a personagem do primeiro romance acima indicado, é de algum modo autobiográfica, na construção das personagens que lhe estão mais distantes, o autor procura deixar fluir, dentro de si, os sentimentos que lhes pretende imprimir, nomeadamente a raiva e a agressividade.

David Machado aborda nestes livros alguns dos problemas mais prementes que afetam a sociedade do presente, estabelece pontes com o passado, carateriza com maestria a juventude atual e procura esboçar caminhos com mais sentido(s). Nesta sessão, foi capaz de revelar tudo isto de uma forma tão informal como significativa.











Sem comentários:

Enviar um comentário