sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Halloween enche de mistério as Bibliotecas Escolares!...

        As bibliotecas escolares do Centro Escolar de Serra de Aire, do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, da Escola Manuel de Figueiredo e da Escola Secundária Maria Lamas apresentaram, por estes dias, um ambiente diferente, cheio de mistério, com o espírito do Halloween a transparecer um pouco por todo o lado.



Assim, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, os livros que abordam o “fantástico” foram realçados através de uma exposição temática. Nos Centros Escolares de Serra de Aire e de Assentis e Chancelaria, a equipa da biblioteca escolar em colaboração com os educadores, docentes do 1.º Ciclo, funcionários e os encarregados de educação emprestaram um colorido especial à Biblioteca Escolar, com uma exposição de abóboras mais ou menos “macabras”, desenhos, cartazes e livros alusivos à efeméride.
Ao longo do "Dia das Bruxas" as bibliotecas foram visitadas por todo o tipo de criaturas fantásticas. Bruxinhas, bruxinhos, aboborinhas, vampiros e morcegos pareciam ter saído dos livros de histórias para animar a bibliotecas.  Os alunos participaram nas leituras arrepiantes e viram a exposição das bibliotecas decoradas para a ocasião.
Foi ainda lançado um desafio a todos os alunos do Agrupamento através do concurso “ O Marcador de Livros mais assustador do Mundo”, tendo sido a adesão muito positiva. Oportunamente serão divulgados os alunos premiados.
Os jardins-de-infância do Rodrigo e das Tufeiras foram convidados a visitar a biblioteca escolar da Escola Manuel de Figueiredo, no âmbito das competências de dinamização do Livro e da Leitura, no dia 31 de outubro (dia das bruxas). O conto infantil "A Bruxa Mimi" de Korki Paul e Valerie Thomas, foi adaptado para uma dinamização pelas Doutoras Helena Ferreira e Helena Pires da Biblioteca Municipal.
Na Biblioteca Escolar da Escola Manuel de Figueiredo e na Escola Maria Lamas, ainda houve projeção de filmes alusivos à temática do fantástico.
Todos os objetivos que presidiram às atividades foram atingidos, com particular destaque para a promoção/partilha e divulgação da leitura e o incremento da criatividade dos alunos e do trabalho de equipa.
Muito obrigado a todos o que participaram e colaboraram!

Sem comentários:

Enviar um comentário