Ontem, as três professoras bibliotecárias do Agrupamento Gil Paes, estiveram aqui (20.05.2014)
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Biblioteca digital: Fundação Jorge Álvares
Queres namorar comigo?
Queres namorar comigo, mesmo sendo nós tão diferentes um do outro? Esta é a difícil questão apresentada pelo autor e ator João Ricardo às crianças, e cuja abordagem, desenvolvida no seu livro, até os adultos entendem.
Esta obra foi belissimamente ilustrada por Ana Sofia Gonçalves, que, com enorme sensibilidade, recorre à pintura, à sobreposição de recortes e colagens.
A apresentação deste livro, organizada pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), decorreu no dia 5 de maio e envolveu uma turma do 1º Ciclo e alunos de Artes do Ensino Secundário.
Esta obra foi belissimamente ilustrada por Ana Sofia Gonçalves, que, com enorme sensibilidade, recorre à pintura, à sobreposição de recortes e colagens.
A apresentação deste livro, organizada pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), decorreu no dia 5 de maio e envolveu uma turma do 1º Ciclo e alunos de Artes do Ensino Secundário.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Convite apresentação do livro "Queres namorar comigo?"
Convite para a apresentação do livro
"Queres namorar comigo?", da Dinalivro no Agrupamento de Escolas
Gil Paes, no próximo dia 5 de maio
(segunda feira), às 15h00 e 16h00, na Escola do 3º Ciclo e
Secundária Maria Lamas, com o escritor e ator João Ricardo e a ilustradora Ana
Sofia Gonçalves.
"Era uma vez uma girafa que
vivia muito triste, porque...
porque era tão alta, tão alta, tão alta,
que ninguém lhe contava segredos.
(...)
Queres namorar comigo?
acordar sem birras,
ter caixinhas
para guardar coisinhas
e os lápis de cor
todos juntinhos
(...)
Texto: João Ricardo
Ilustração: Ana Sofia Gonçalves
Edição: Dinalivro
vivia muito triste, porque...
porque era tão alta, tão alta, tão alta,
que ninguém lhe contava segredos.
(...)
Queres namorar comigo?
acordar sem birras,
ter caixinhas
para guardar coisinhas
e os lápis de cor
todos juntinhos
(...)
Texto: João Ricardo
Ilustração: Ana Sofia Gonçalves
Edição: Dinalivro
Primeiro livro do ator João Ricardo e servirá de base
para uma série de espetáculos.
NÃO PERCA!...
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Trailers sobre a "Semana da Leitura" elaborados pelos alunos do 12º AVA da ESML
Semana da Leitura
Tema: A biblioteca invisível
Orientação da professora Cristina Nascimento
Biblioteca invisível
Entre páginas
Semana da Leitura
Semana da Leitura: biblioteca invisível
Tema: A biblioteca invisível
Orientação da professora Cristina Nascimento
Biblioteca invisível
Entre páginas
Semana da Leitura
Semana da Leitura: biblioteca invisível
A Biblioteca Invisível - materializações do conceito pelos alunos de Artes
Lançámos aos alunos do 12º de Artes da Escola Secundária de Maria Lamas o desafio de materializarem o conceito intimista de "biblioteca invisível".
Segundo o testemunho da professora Maria Paula Godinho, que orientou os alunos no desenvolvimento deste projeto, a visita ao sótão da escola constituiu a pedra de toque para que agarrassem o tema e as ideias surgissem. O resultado é o que podem observar nas imagens seguintes.
Tema da Semana da Leitura - A biblioteca invisível
Instalações dos alunos do 12º AVA
"A Página"
Visita à instalação:
"A Biblioteca invisível"
"O leitor"
"A biblioteca invisível"
Segundo o testemunho da professora Maria Paula Godinho, que orientou os alunos no desenvolvimento deste projeto, a visita ao sótão da escola constituiu a pedra de toque para que agarrassem o tema e as ideias surgissem. O resultado é o que podem observar nas imagens seguintes.
Tema da Semana da Leitura - A biblioteca invisível
(vídeo da autoria das BEs do Agrupamento)
Instalações dos alunos do 12º AVA
"A Página"
Visita à instalação:
[publicaremos em breve o elemento multimédia utilizado na instalação]
"A Biblioteca invisível" - inspirada em "A Alice no país das maravilhas"
[publicaremos em breve o elemento multimédia utilizado na instalação]
"O leitor"
"A biblioteca invisível"
"A biblioteca invisível"
quarta-feira, 23 de abril de 2014
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Jogo o Cavaleiro da Dinamarca
Recorrendo ao jogo da
glória, apresentado tridimensionalmente, pretende-se exercitar a interpretação textual da obra "O cavaleiro da Dinacarca", através de perguntas sobre o
seu conteúdo.
Esta atividade foi
dinamizada pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e de
Animação e Extensão Cultural (SAEC) da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto
Lopes, tendo participado duas turmas do 7º ano de escolaridade.
A reação dos alunos e dos professores participantes foi muito favorável, pelo que surgiu a ideia de aplicar esta estratégia a outras obras do currículo.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Final do Concurso de Significados
Teve lugar, no último dia do 2º período, a final do Concurso de Significados, que envolveu todas as turmas dos 7º e 8º anos das escolas Manuel de Figueiredo e Maria Lamas.
Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os nossos alunos para a importância de alargarem o seu vocabulário, na medida em que as palavras estão ligadas, de forma indelével, às ideias e ao conhecimento. A descoberta de termos de novos campos vocabulares faculta o acesso a mais áreas do saber e um melhor entendimento do mundo, munindo os nossos jovens de ferramentas que lhes permitem defenderem-se e ser bem sucedidos. Este concurso incidiu sobre vocabulário de várias áreas disciplinares, o que, em si, constitui uma forma de valorizar o próprio currículo ministrado pela escola.
Esta será uma atividade a repetir no próximo ano, na medida em se notou um grande entusiasmo nos alunos, em todas as fases do concurso, desde a preparação e seleção até à final. Os professores incentivaram a concretização desta iniciativa, ao reconhecerem que o desenvolvimento de vocabulário constitui uma mais-valia, enquanto modo de apropriação do conhecimento, e uma estratégia pedagógica importante, já que a ausência de vocabulário, geral e específico das disciplinas, constituiu frequentemente um entrave ao entendimento do currículo.
Damos os parabéns aos alunos vencedores, que foram os seguintes:
7º Ano:
7ºA - Ana Moita
7ºA - Duarte Almeida
7ºC - David Domingos
8º Ano:
8ºB - Tânia Serra
8ºC - Laís Maurício
8ºC - Ricardo Fonseca
Bagagem para o Ensino Superior (25.03.2014)
"O que é que eu devia ter lido?" - é a questão que um aluno pode
colocar a si próprio quando ingressa no ensino superior e se confronta
com um nível de maior exigência. Com o intuito de sensibilizar os
nossos jovens, do 9º ano e do ensino secundário, para a importância de
desenvolverem uma "bagagem cultural" que lhes permita tirar maior
partido e obter maior sucesso no ensino superior, convidámos os
professores Paula Costa, Fernando Coelho, Jorge Maia e Luís Queirós
para conversarem acerca das suas experiências de leitura e partilharem
connosco títulos de obras que lhes causaram um maior impacto. A lista
de sugestões segue mais abaixo.
Jorge Sena - Sinais de Fogo
Knut Hamsun - Fome
Albert Camus - A Queda
Vassili Grossman - Tudo Passa
Primo Levi - Se Isto É Um Homem
Dino Buzzati - O Grande Retrato
Teolinda Gersão - A Cidade de Ulisses
Paul Auster - No País das Últimas Coisas
Sándor Marai - As Velas Ardem Até Ao Fim
W. G. Sebald - Austerlitz
Cormac McCharty - A Estrada
(Prof. Jorge Maia)
Referência a obras [aqui]
Nota: este post irá sendo atualizado à medida que recebermos mais
contributos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















