Lançámos aos alunos do 12º de Artes da Escola Secundária de Maria Lamas o desafio de materializarem o conceito intimista de "biblioteca invisível". Segundo o testemunho da professora Maria Paula Godinho, que orientou os alunos no desenvolvimento deste projeto, a visita ao sótão da escola constituiu a pedra de toque para que agarrassem o tema e as ideias surgissem. O resultado é o que podem observar nas imagens seguintes. Tema da Semana da Leitura - A biblioteca invisível
(vídeo da autoria das BEs do Agrupamento)
Instalações dos alunos do 12º AVA
"A Página"
Visita à instalação:
[publicaremos em breve o elemento multimédia utilizado na instalação]
"A Biblioteca invisível" - inspirada em "A Alice no país das maravilhas"
[publicaremos em breve o elemento multimédia utilizado na instalação]
Recorrendo ao jogo da
glória, apresentado tridimensionalmente, pretende-se exercitar a interpretaçãotextualda obra "O cavaleiro da Dinacarca", através de perguntas sobre o
seu conteúdo.
Esta atividade foi
dinamizada pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e de
Animação e Extensão Cultural (SAEC) da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto
Lopes, tendo participado duas turmas do 7º ano de escolaridade.
A reação dos alunos e dos professores participantes foi muito favorável, pelo que surgiu a ideia de aplicar esta estratégia a outras obras do currículo.
Teve lugar, no último dia do 2º período, a final do Concurso de Significados, que envolveu todas as turmas dos 7º e 8º anos das escolas Manuel de Figueiredo e Maria Lamas.
Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os nossos alunos para a importância de alargarem o seu vocabulário, na medida em que as palavras estão ligadas, de forma indelével, às ideias e ao conhecimento. A descoberta de termos de novos campos vocabulares faculta o acesso a mais áreas do saber e um melhor entendimento do mundo, munindo os nossos jovens de ferramentas que lhes permitem defenderem-se e ser bem sucedidos. Este concurso incidiu sobre vocabulário de várias áreas disciplinares, o que, em si, constitui uma forma de valorizar o próprio currículo ministrado pela escola.
Esta será uma atividade a repetir no próximo ano, na medida em se notou um grande entusiasmo nos alunos, em todas as fases do concurso, desde a preparação e seleção até à final. Os professores incentivaram a concretização desta iniciativa, ao reconhecerem que o desenvolvimento de vocabulário constitui uma mais-valia, enquanto modo de apropriação do conhecimento, e uma estratégia pedagógica importante, já que a ausência de vocabulário, geral e específico das disciplinas, constituiu frequentemente um entrave ao entendimento do currículo.
Damos os parabéns aos alunos vencedores, que foram os seguintes:
O tema da Semana da Leitura das bibliotecas escolares do Agrupamento de
Escolas Gil Paes -"A biblioteca invisível"- apela para a importância
das leituras que fazemos ao longo da vida e que vão sendo arrumadas nas
prateleiras da nossa memória. Esta biblioteca, que se desenvolve em
cada um de nós, tem uma importância enorme na nossa estruturação
enquanto ser humano e no modo como nos relacionamos com os outros e com
o mundo. Segundo nos confessa o imperador Adriano, em "As memórias de
Adriano", de Marguerite Yourcenar, existem somente três meios para
avaliar a existência humana: o estudo de nós próprios; a observação dos
homens e os livros. Cada um destes meios apresenta vantagens,
dificuldades e limitações, mas, apesar disso, Adriano conclui que,
ainda que os livros não contenham a realidade "inteira", são
absolutamente indispensáveis.
"O que é que eu devia ter lido?" - é a questão que um aluno pode
colocar a si próprio quando ingressa no ensino superior e se confronta
com um nível de maior exigência. Com o intuito de sensibilizar os
nossos jovens, do 9º ano e do ensino secundário, para a importância de
desenvolverem uma "bagagem cultural" que lhes permita tirar maior
partido e obter maior sucesso no ensino superior, convidámos os
professores Paula Costa, Fernando Coelho, Jorge Maia e Luís Queirós
para conversarem acerca das suas experiências de leitura e partilharem
connosco títulos de obras que lhes causaram um maior impacto. A lista
de sugestões segue mais abaixo.
Para celebrar o dia internacional da floresta, no
Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, os alunos fizeram uma roda no
exterior para assistirem à plantação de uma árvore e realizaram várias atividades
como a leitura de poemas
alusivos à Floresta por três alunos
do 4ºano, e de seguida, cantaram uma canção alusiva à "Árvore".