quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jogo o Cavaleiro da Dinamarca

Recorrendo ao jogo da glória, apresentado tridimensionalmente,  pretende-se exercitar a interpretação textual da obra "O cavaleiro da Dinacarca", através de perguntas sobre o seu conteúdo. 
Esta atividade foi dinamizada pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e de Animação e Extensão Cultural (SAEC) da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, tendo participado duas turmas do 7º ano de escolaridade.
A reação dos alunos e dos professores participantes foi muito favorável, pelo que surgiu a ideia de aplicar esta estratégia a outras obras do currículo.




quarta-feira, 9 de abril de 2014

Final do Concurso de Significados






Teve lugar, no último dia do 2º período, a final do Concurso de Significados, que envolveu todas as turmas dos 7º e 8º anos das escolas Manuel de Figueiredo e Maria Lamas.

Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os nossos alunos para a importância de alargarem o seu vocabulário, na medida em que as palavras estão ligadas, de forma indelével,  às ideias e ao conhecimento. A descoberta de termos de novos campos vocabulares faculta o acesso a mais áreas do saber e um melhor entendimento do mundo, munindo os nossos jovens de ferramentas que lhes permitem defenderem-se e ser bem sucedidos. Este concurso incidiu sobre vocabulário de várias áreas disciplinares, o que, em si, constitui uma forma de valorizar o próprio currículo ministrado pela escola.

Esta será uma atividade a repetir no próximo ano, na medida em se notou um grande entusiasmo nos alunos, em todas as fases do concurso, desde a preparação e seleção até à final. Os professores incentivaram a concretização desta iniciativa, ao reconhecerem que o desenvolvimento de vocabulário constitui uma mais-valia, enquanto modo de apropriação do conhecimento, e uma estratégia pedagógica importante, já que a ausência de vocabulário, geral e específico das disciplinas, constituiu frequentemente um entrave ao entendimento do currículo.

Damos os parabéns aos alunos vencedores, que foram os seguintes:

7º Ano:

7ºA - Ana Moita
7ºA - Duarte Almeida 
7ºC - David Domingos


8º Ano:

8ºB - Tânia Serra
8ºC - Laís Maurício
8ºC - Ricardo Fonseca



Bagagem para o Ensino Superior (25.03.2014)








Bagagem para o Ensino Superiror

O tema da Semana da Leitura das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gil Paes -"A biblioteca invisível"- apela para a importância das leituras que fazemos ao longo da vida e que vão sendo arrumadas nas prateleiras da nossa memória. Esta biblioteca, que se desenvolve em cada um de nós, tem uma importância enorme na nossa estruturação enquanto ser humano e no modo como nos relacionamos com os outros e com o mundo. Segundo nos confessa o imperador Adriano, em "As memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar, existem somente três meios para avaliar a existência humana: o estudo de nós próprios; a observação dos homens e os livros. Cada um destes meios apresenta vantagens, dificuldades e limitações, mas, apesar disso, Adriano conclui que, ainda que os livros não contenham a realidade "inteira", são absolutamente indispensáveis.

"O que é que eu devia ter lido?" - é a questão que um aluno pode colocar a si próprio quando ingressa no ensino superior e se confronta com um nível de maior exigência. Com o intuito de sensibilizar os nossos jovens, do 9º ano e do ensino secundário, para a importância de desenvolverem uma "bagagem cultural" que lhes permita tirar maior partido e obter maior sucesso no ensino superior, convidámos os professores Paula Costa, Fernando Coelho, Jorge Maia e Luís Queirós para conversarem acerca das suas experiências de leitura e partilharem connosco títulos de obras que lhes causaram um maior impacto. A lista de sugestões segue mais abaixo.


Jorge Sena - Sinais de Fogo
Knut Hamsun - Fome
Albert Camus - A Queda
Vassili Grossman - Tudo Passa
Primo Levi - Se Isto É Um Homem
Dino Buzzati - O Grande Retrato
Teolinda Gersão - A Cidade de Ulisses
Paul Auster - No País das Últimas Coisas
Sándor Marai - As Velas Ardem Até Ao Fim
W. G. Sebald - Austerlitz
Cormac McCharty - A Estrada

(Prof. Jorge Maia) Referência a obras [aqui]


Nota: este post irá sendo atualizado à medida que recebermos mais contributos.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Dia Mundial da Floresta no Centro Escolar de Assentis e Chancelaria


Para celebrar o dia internacional da floresta, no Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, os alunos fizeram uma roda no exterior para assistirem à plantação de uma árvore e realizaram várias atividades como a leitura de poemas alusivos à Floresta por três alunos do 4ºano, e de seguida, cantaram uma canção alusiva à "Árvore".






segunda-feira, 24 de março de 2014

Palavras ditas e cantadas no Dia Mundial da Poesia


O Agrupamento Gil Paes comemorou o Dia Mundial da Poesia com um recital de música e poemas, que decorreu no dia 21 de março, na Escola Maria Lamas. Este evento foi animado pelo grupo local LaFontinha e por um conjunto de alunos e professores que declamaram poemas de autores consagrados e dos próprios. O sarau contou com a colaboração do Grupo de Língua Gestual Portuguesa, que preparou alunos com surdez e realizou a tradução das músicas e dos poemas. Contou igualmente com a colaboração empenhada dos funcionários da instituição e de vários professores. Este concerto decorreu num ambiente muito caloroso, tendo sido vivido com muito entusiasmo por todos os participantes. Os músicos referiram o seu gosto especial por atuarem numa escola na qual todos foram alunos e de que tinham as melhores lembranças. O recital integrou a comemoração da Semana da Leitura das bibliotecas escolares do Agrupamento Gil Paes.

sexta-feira, 21 de março de 2014

CONVITE











Convidamos toda a comunidade escolar a visitar a Exposição bibliográfica sobre Enid Blyton que está a decorrer na Biblioteca da Escola Manuel de Figueiredo.

Dia Mundial da Árvore - "Poemas Verdes"


Integrada na Semana da Leitura, os alunos do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria e do Centro Escolar da Serra de Aire participaram na Oficina de escrita de Poesia "Poemas Verdes".




Os alunos do Pré-Escolar cortaram e pintaram as folhas e os alunos do 1º Ciclo escreveram um poema ou simplesmente uma frase alusiva à árvore.


Posteriormente, os alunos      (Pré-Escolar e 1º Ciclo) colocaram a sua folha num tronco formando a copa da árvore.