terça-feira, 18 de março de 2014
A Semana da Leitura - Dia 17 de março
A SEMANA DA LEITURA no AGRUPAMENTO GIL PAES teve
início hoje dia 17 de abril e irá decorrer até ao final do 2º período, dia 4 de
abril.
Ao longo destas semanas irão ser realizadas em todo o
Agrupamento diversas atividades com o intuito de promover a leitura.
A SEMANA DA LEITURA arrancou com a atividade Silêncio, vamos ler!... em todo o
Agrupamento, com o objetivo de desenvolver o prazer de ler em todos os
elementos da comunidade educativa: alunos, professores e funcionários.
De seguida,
procedeu-se à atividade “Ler é uma Festa! Historias pelo Ar”
Largada de Pombos, no Jardim das Rosas, que fizeram
voar pelo ar uma história escrita pelos alunos de uma turma do 3º ano da EB1
Visconde de S. Gião. A história foi rececionada pelos alunos do Centro Escolar
de Olaia e Lamarosa, no pombal em Meia Via. Estes alunos irão proceder à
ilustração da história.
Foi uma iniciativa muito interessante dinamizada pelos
Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e de Animação e Extensão
Cultural (SAEC) da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e pelos Professores
Bibliotecários dos Agrupamentos do Concelho.
Constitui, entre outras, uma iniciativa de mediação e
promoção da leitura, com o objetivo de envolver os alunos
nas histórias de forma lúdica e dinâmica.
segunda-feira, 17 de março de 2014
quinta-feira, 13 de março de 2014
Silêncio, vamos ler!
Com este momento pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da leitura, uma das formas fundamentais de acesso ao conhecimento nos mais diversos domínios.
quarta-feira, 12 de março de 2014
SEMANA DA LEITURA 2014
Temos o prazer de anunciar o tema evidente, claro, óbvio e manifesto da Semana da Leitura 2014 do Agrupamento de Escolas Gil Paes: "A biblioteca invisível" !
segunda-feira, 10 de março de 2014
Recital de música e poesia com os LaFontinha
CONVITE
No âmbito da “Semana da Leitura”, o Agrupamento de Escolas Gil Paes, com sede na Escola Secundária de Maria Lamas, vai realizar um recital de música e poesia, denominado “Palavras ditas e cantadas”, no dia 21 de março de 2014, às 21:00 horas, na Sala de Alunos da Escola Secundária de Maria Lamas.
Nesta atividade participa a banda torrejana Lafontinha, que interpreta temas de inspiração tradicional ibérica. O grupo é formado por João Carlos Lopes, Mário Rosa, Céu Dias, Pedro Dias e João Vitorino ("Pierre”). As canções serão intercaladas com a leitura de poemas por alunos do Agrupamento.
Sentir-nos-íamos muito honrados com a sua presença neste nosso evento.
quinta-feira, 6 de março de 2014
Campanha "Queremos que penses: requisita, lê e devolve"
Todas as bibliotecas são afetadas pelos desaparecimento dos seus documentos (livros, calculadoras, DVDs). As razões para que isso aconteça vão desde o esquecimento de uma requisição efetuada até ao roubo deliberado.
Todos os documentos desaparecidos fazem falta e são difíceis de repor, representando um prejuízo monetário para a escola e uma diminuição da qualidade do serviço prestado aos utilizadores. Poderíamos apresentar uma lista de materiais excelentes que não podemos voltar a emprestar.
Com o intuito de sensibilizar os nossos alunos, lançámos uma campanha denominada “Queremos que penses: requisita, lê e devolve”, que decorrerá até ao final do ano letivo. Esta campanha inclui a exposição de cartazes e a projeção de pequenos filmes.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Trabalho colaborativo entre Oferta Complementar e a Biblioteca Escolar
Projeto Sei Aprender
8º B (ESML)
Módulo III - Vocabulário
8º B (ESML)
Módulo III - Vocabulário
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
SEMANA DA INTERNET SEGURA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL PAES
De 10 a 14 de
fevereiro, o Agrupamento de Escolas Gil Paes assinalou a Semana da Internet Segura, com um conjunto de atividades que
decorreram em todos estabelecimentos de ensino subordinado à temática "Juntos vamos criar uma Internet melhor".
Deste
modo, as Bibliotecas Escolares em conjunto com o SABE – Serviço de Apoio às
Bibliotecas Escolares, promoveram um conjunto de iniciativas para sensibilizar
alunos, professores, pais e encarregados de educação para a segurança na
internet.
Uma
das atividades realizada foi a leitura encenada da história “É um livro”, de
Lane Smith, apresentada aos alunos do 3º, 4º e 5º ano de escolaridade, de todo
o agrupamento, sobre os desafios e os riscos da navegação na internet. Temas
como o cyberbullying, a exposição a material inadequado, os predadores online e
a disponibilização de informação pessoal foram abordados nas diversas sessões.
Numa
destas sessões, esteve presente a vereadora da Cultura, Elvira Sequeira, que
apresentou, a uma turma da Escola Manuel de Figueiredo, a forma como se
relaciona com a internet.
Para os alunos do 7º
e 8º ano do Agrupamento Gil Paes, houve a realização de dois Workshop - um na escola Manuel de Figueiredo e outro na escola Maria Lamas - sobre
“Riscos da Internet”, dinamizado por inspetores da Polícia Judiciaria de Leiria em colaboração com o PTE - Plano Tecnológico da Educação.
Realça-se ainda Ação
de Formação acerca de comportamentos seguros de Internet e de Tecnologias de
Informação para Pais/Encarregados de Educação que se realizou no 13 de
fevereiro, pelas 21.00 h, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto
Lopes. A sessão foi conduzida por formadores creditados pela Microsoft,
preparados para alertar e esclarecer as dúvidas dos pais/ Encarregados de
Educação sobre estes problemas, tendo em vista a proteção dos nossos jovens.
Esta iniciativa teve adesão
por parte dos Pais/Encarregados de Educação, que enalteceram e louvaram a
iniciativa, sublinhando a relevância dos temas debatidos, assim como a sua
organização.| "É um livro" - atividade apresentada à turma E do 5º ano |
![]() |
| "Comportamentos Seguros na Internet" - ação de formação para pais/enc. de educação |
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)







