terça-feira, 18 de março de 2014

Semana da Leitura | Atividades do dia 17 de março


A Semana da Leitura - Dia 17 de março

A SEMANA DA LEITURA no AGRUPAMENTO GIL PAES teve início hoje dia 17 de abril e irá decorrer até ao final do 2º período, dia 4 de abril.
Ao longo destas semanas irão ser realizadas em todo o Agrupamento diversas atividades com o intuito de promover a leitura.
A SEMANA DA LEITURA arrancou com a atividade Silêncio, vamos ler!... em todo o Agrupamento, com o objetivo de desenvolver o prazer de ler em todos os elementos da comunidade educativa: alunos, professores e funcionários.

 De seguida, procedeu-se à atividade     “Ler é uma Festa! Historias pelo Ar”
Largada de Pombos, no Jardim das Rosas, que fizeram voar pelo ar uma história escrita pelos alunos de uma turma do 3º ano da EB1 Visconde de S. Gião. A história foi rececionada pelos alunos do Centro Escolar de Olaia e Lamarosa, no pombal em Meia Via. Estes alunos irão proceder à ilustração da história.
Foi uma iniciativa muito interessante dinamizada pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e de Animação e Extensão Cultural (SAEC) da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e pelos Professores Bibliotecários dos Agrupamentos do Concelho. 
Constitui, entre outras, uma iniciativa de mediação e promoção da leitura, com o objetivo de envolver os alunos nas histórias de  forma lúdica e dinâmica.



quinta-feira, 13 de março de 2014

Silêncio, vamos ler!

Com este momento pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da leitura, uma das formas fundamentais de acesso ao conhecimento nos mais diversos domínios.

quarta-feira, 12 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA 2014

Temos o prazer de anunciar o tema evidente, claro, óbvio e manifesto da Semana da Leitura 2014 do Agrupamento de Escolas Gil Paes: "A biblioteca invisível" !

segunda-feira, 10 de março de 2014

Recital de música e poesia com os LaFontinha

CONVITE


No âmbito da “Semana da Leitura”, o Agrupamento de Escolas Gil Paes, com sede na Escola Secundária de Maria Lamas, vai realizar um recital de música e poesia, denominado “Palavras ditas e cantadas”, no dia 21 de março de 2014, às 21:00 horas, na Sala de Alunos da Escola Secundária de Maria Lamas.
Nesta atividade participa a banda torrejana Lafontinha, que interpreta temas de inspiração tradicional ibérica. O grupo é formado por João Carlos Lopes, Mário Rosa, Céu Dias, Pedro Dias e João Vitorino ("Pierre”). As canções serão intercaladas com a leitura de poemas por alunos do Agrupamento.
Sentir-nos-íamos muito honrados com a sua presença neste nosso evento.



quinta-feira, 6 de março de 2014

Campanha "Queremos que penses: requisita, lê e devolve"

Todas as bibliotecas são afetadas pelos desaparecimento dos seus documentos (livros, calculadoras, DVDs). As razões para que isso aconteça vão desde o esquecimento de uma requisição efetuada até ao roubo deliberado.

Todos os documentos desaparecidos fazem falta e são difíceis de repor, representando um prejuízo monetário para a escola e uma diminuição da qualidade do serviço prestado aos utilizadores. Poderíamos apresentar uma lista de materiais excelentes que não podemos voltar a emprestar.

Com o intuito de sensibilizar os nossos alunos, lançámos uma campanha denominada “Queremos que penses: requisita, lê e devolve”, que decorrerá até ao final do ano letivo. Esta campanha inclui a exposição de cartazes e a projeção de pequenos filmes. 









terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SEMANA DA INTERNET SEGURA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL PAES

De 10 a 14 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Gil Paes assinalou a Semana da Internet Segura, com um conjunto de atividades que decorreram em todos estabelecimentos de ensino subordinado à temática "Juntos vamos criar uma Internet melhor".

Deste modo, as Bibliotecas Escolares em conjunto com o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, promoveram um conjunto de iniciativas para sensibilizar alunos, professores, pais e encarregados de educação para a segurança na internet.

Uma das atividades realizada foi a leitura encenada da história “É um livro”, de Lane Smith, apresentada aos alunos do 3º, 4º e 5º ano de escolaridade, de todo o agrupamento, sobre os desafios e os riscos da navegação na internet. Temas como o cyberbullying, a exposição a material inadequado, os predadores online e a disponibilização de informação pessoal foram abordados nas diversas sessões.

Numa destas sessões, esteve presente a vereadora da Cultura, Elvira Sequeira, que apresentou, a uma turma da Escola Manuel de Figueiredo, a forma como se relaciona com a internet.

Para os alunos do 7º e 8º ano do Agrupamento Gil Paes, houve a realização de dois Workshop - um na escola Manuel de Figueiredo e outro na escola Maria Lamas -  sobre “Riscos da Internet”, dinamizado por inspetores da Polícia Judiciaria de Leiria em colaboração com o PTE - Plano Tecnológico da Educação.

Realça-se ainda Ação de Formação acerca de comportamentos seguros de Internet e de Tecnologias de Informação para Pais/Encarregados de Educação que se realizou no 13 de fevereiro, pelas 21.00 h, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. A sessão foi conduzida por formadores creditados pela Microsoft, preparados para alertar e esclarecer as dúvidas dos pais/ Encarregados de Educação sobre estes problemas, tendo em vista a proteção dos nossos jovens.

Esta iniciativa teve adesão por parte dos Pais/Encarregados de Educação, que enalteceram e louvaram a iniciativa, sublinhando a relevância dos temas debatidos, assim como a sua organização.


"É um livro" - atividade apresentada à turma E do 5º ano
"Comportamentos Seguros na Internet" - ação de formação para pais/enc. de educação